Powered By Blogger

14 de ago. de 2011

Câncer Bucal dói ???

     Infelizmente nos estágios iniciais pode não doer!
     Por que infelizmente? 
    Porque nesses casos a dor poderia ser um sinal de alerta indicando a presença da doença. Você deve saber que muita gente só vai procurar um profissional da saúde "quando dói" não é?....grande erro!
     O câncer bucal (neoplasia maligna) mais comum, que é o Carcinoma Espinocelular, pode não manifestar dor no início, ou seja, pode ser apenas uma úlcera não dolorida que o paciente negligenciará até que comece a incomodá-lo de alguma forma.
     A dor irá surgir quando a lesão aumentar, invadindo estruturas adjacentes como os próprios nervos presentes na região, ou então na presença de trauma associado e ou infecção secundária gerando inflamação...portanto você poderá se deparar com tipos de dor diferentes, desde dores em queimação, dor "tipo choque", até a dor inflamatória, dependendo das estruturas acometidas, no entanto, é muito comum que a dor seja "mista" à medida que, com o tempo, a lesão envolverá várias regiões.

     Aqui também quero aproveitar para chamar a atenção para os casos onde a dor não regride a tratamentos convencionais, lembre-se que nessa situação você deve atentar à possibilidade da causa ser uma neoplasia.
     Quero deixar claro que em alguns casos a dor poderá sim ser o sintoma inicial de uma neoplasia maligna, mas lembre-se que muitas vezes isso não acontece!
     Se você é paciente: não demore para procurar um profissional capacitado no assunto!...e se você é dentista ou profissional da área da saúde: esteja atento aos indicativos desse tipo de lesão e nunca negligencie!
Um abraço.
Dr. Rafael Akira Murayama
dr.rafaelmurayama@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário