Powered By Blogger

16 de jul. de 2011

Boca com cheiro de peixe? Isso acontece mesmo?

Sim! Trimetilaminúria: um assunto sério e real! Já ouviu falar?

http://www.treatmentofgingivitis.com
Nessa doença, existe uma alteração genética onde há falta de uma enzima que transforma a colina (que pode estar presente em alguna alimentos) até seu metabólito final, parando justamente em trimetilamina que é justamente a responsável pelo odor (daí o nome Trimetilaminúria) que é sentido em fluidos corporais (como na saliva gerando o problema do "hálito de peixe").
Outra sintomatologia que pode também estar presente é a digeusia (alteração no paladar) e/ou a disosmia (alteração no olfato).
É importante notar que por vezes somente seu portador percebe o cheiro, o que levou no passado essas pessoas a serem tratadas como pacientes psiquiátricos quando na verdade não eram!!! Somente em 1991 foi desenvolvido um exame para detectar o problema, chamado desafio da colina. 
O tratamento ainda é limitado, no entanto algumas mudanças em hábitos alimentares associadas a outras medidas podem auxiliar o paciente.

Apesar de ser uma doença rara, pode ser que alguém próximo a você tenha o problema, por isso sempre escute com atenção o que seu amigo, parente ou até mesmo seu paciente (caso você seja um profissional da saúde) tem a dizer.

Sempre digo: a doença pode ser rara, mas se seu portador estiver na minha frente, passa a ser meus 100%!

Um abraço.
Dr. Rafael Akira Murayama
Contato: dr.rafaelmurayama@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário