Powered By Blogger

13 de jul. de 2011

Enxaguante com álcool...pode?

Enxaguante bucal com álcool? 
Tem problema usar?

Fonte (foto): http://planetgreen.discovery.com/tech-transport/healthy-public-transport-travel.html Imagem de Stockbyte/Getty
Em um post anterior eu cheguei a falar que algumas pessoas gostam de usar enxaguantes bem ardidos.....porque dão uma "sensação de limpeza" !!!! Bom, de certa forma limpam, mas ao contrário do que se pensa, esses não são os melhores, principalmente os que contem altas porcentagens de álcool!

O uso de álcool em antissépticos bucais pode inclusive, a longo prazo, piorar problemas como o do mau hálito! Isso porque promove descamação da mucosa oral como consequência do efeito de desidratação, e mucosa descamada é substrato proteolítico (alimento para as bactérias) que poderão produzir odorivetores, substâncias que são responsáveis pelo mau cheiro (mau hálito).

 Outro ponto a se pensar, e bastante discutido na literatura científica, é a possibilidade do álcool contido nos enxaguantes participar a longo prazo como fator para o desenvolvimento de câncer bucal e faringe, pois sabe-se que os principais fatores de risco relacionados a isso são o contato do álcool com a mucosa, o fumo e radiação solar (neste último caso, mais relacionado a câncer na região de lábio inferior). Os fabricantes são obrigados a informar a porcentagem de álcool nas embalagens, que já são considerados altas quando acima de 25%. Não é a toa que em alguns países eles já  foram proibidos!
O uso correto e bem indicado de enxaguantes pode auxiliar muito sua saúde bucal, e, no mercado existem ótimos produtos sem álcool, inclusive alguns com formulações específicas no tratamento do mau hálito! Pergunte ao seu dentista!

Vale a pena lembrar e pensar a respeito! 

Um abraço.
Dr. Rafael Akira Murayama
dr.rafaelmurayama@yahoo.com.br

Fonte:
Halitose. Um Desafio que tem cura. Profa. Dra. Olinda Tárzia. Ed de Publicaçãoes Biomédicas Ltda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário