Powered By Blogger

15 de jul. de 2011

Minha boca "estala" e agora?


Ao abrir ou fechar a boca muitas pessoas sentem ou ouvem um estalido (como se fosse um "estalar de dedos" na região da ATM (Articulação Temporomandibular) à frente do ouvido. Isso ocorre porque o disco articular está deslocado, ou seja, não acompanha a ATM durante sua movimentação normal (ao abrir ou fechar a boca). O som é produzido no momento em que ocorre o deslocamento do disco ou este volta à posição original (acima do côndilo da ATM). Nesses casos, pode ocorrer também um desvio mandibular quando se abre ou fecha a boca.


Veja na figura abaixo: Acima e à esquerda o disco está acima do côndilo (posição normal). Abaixo à esquerda você verá o disco articular à frente do côndilo (está deslocado).
http://chiropracticcareobx.com/blog/wp-content/uploads/2010/08/TMJ.jpg


Estalos, na presença de dor articular (inflamação: capsulite/sinovite/retrodiscite) / e ou limitação de movimento (abertura e lateralidade da mandíbula) / e ou alterações funcionais, dentre outras, indicam necessidade de tratamento.

Existe ainda um outro tipo de ruído diferente do estalido, semelhante a um ranger ("amassar papel" ou como dizem: "como se tivesse uma areia dentro na articulação"). Isso pode ocorrer por vários motivos, dentre eles, falta de lubrificação articular (líquido sinovial) que pode ocorrer por processo inflamatório / degenerativo, por exemplo, na osteoartrite. Em processos mais avançados poderá ocorrer até mesmo perfuração de disco articular (veja na figura abaixo). Podemos aprofundar depois esse assunto.
http://chiropracticcareobx.com/blog/jaw-pain-and-ear-pain-could-be-temporomandibular-joint-disorder/
Apertar ou range os dentes ("bruxismo"), roer as unhas ou outros hábitos que possam forçar a musculatura e ATMs podem estar entre as várias causas para o aparecimento ou agravamento desses problemas.

Procure seu cirurgião dentista ou um especialista em DTM e Dor Orofacial para melhor avaliar seu caso.



Dr. Rafael Akira Murayama
dr.rafaelmurayama@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário