Powered By Blogger

19 de jul. de 2011

Essa dor parece um RAIO doutor !!!


Dor tipo choque? Tipo um "raio"?

Essa é uma queixa que merece muita atenção! Pode ser Neuralgia Trigeminal (NT) ou Neuralgia do Trigêmeo também chamada tic douloureux!

Dores com características tipo choque, às vezes relatadas pelo paciente como um "raio", traduzindo a dor intensa, que dura alguns segundos e que é sentida na região de inervação do Nervo Trigêmeo, que inclui região ocular (Nervo Oftálmico), da maxila (Nervo Maxilar) e da mandíbula (Nervo Mandibular) conforme você pode observar na figura abaixo. O paciente muitas vezes pode levar a mão ao rosto nesse momento, contraindo a face devido à dor, caracterizando um comportamento esteoritipado.
http://www.neurosurgery.ufl.edu/patients/trigeminal-neuralgia.shtml
 
http://www.dheerajbojwani.com
Interessante notar que o fator desencadeante da dor pode ser simplesmente um "vento que bate no rosto", o ato de lavar o rosto com água ou um simples toque na região (isso é conhecido como alodinia). Após um toque que desencadeou a dor, pode seguir um período refratário, ou seja, você toca no local e a dor não é desencadeada, no entanto, após algum período de tempo ela volta a ser sentida.

Apesar de ser bem característica, muitas vezes os pacientes fazem verdadeiras peregrinações de profissional em profissional da saúde sem ter um diagnóstico preciso...infelizmente!

Por isso é importante que se faça um bom diagnóstico diferencial, incluindo desde dores odontogênicas (a famosa dor de dente - pulpite), até dores miofasciais (que apesar de não apresentarem dores nesse padrão podem produzir dores de características semelhantes mas que podem ser diferenciadas das neuralgias) dentre outras.

Todo o trajeto do nervo desde a periferia até a região do gânglio de Gasser (mais central) onde se originam os ramos do trigêmeo deve ser investigado, isso será feito através de vários exames, incluindo tomografia computadorizada, ressonância magnética dentre outros exames conforme a necessidade.

Infelizmente não é incomum verificar que pacientes com NT são submetidos à extrações dentais que não seriam necessárias se o diagnóstico fosse firmado de maneira mais cuidadosa.

Outro ponto importante a salientar, é que Neuralgia Trigeminal em pacientes jovens deve chamar a atenção do profissional para a busca de doenças de base, que pode incluir desde Esclerose Múltipla até neoplasias do Sistema Nervoso Central apesar de raras. 
O tratamento é medicamentoso e em alguns casos cirúrgicos dentre outras modalidades.

Em outro momento falaremos mais desse assunto.

Um abraço.
Dr. Rafael Akira Murayama
contato: dr.rafaelmurayama@yahoo.com.br

2 comentários:

  1. Oi Dr. Rafael ja passei pra várias pessoas muito interessante a matéria heim... Deixe-me sempre informado ok. Abração.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Sandoval.
    Espero sempre poder ajudar.
    Um abraço!
    Rafael

    ResponderExcluir