Powered By Blogger

10 de jul. de 2011

Quando uma ferida na boca passa a ser preocupante?

Quando uma ferida na boca passa a ser preocupante?


Sempre ouço essa pergunta e é muito válida!
Vou responder esta questão, mas quero deixar bem claro que nada pode substituir o exame clínico realizado por um profissional capacitado no assunto ok?

Fonte (foto): http://a11news.com
 Em geral uma lesão (úlcera) em lábio, língua, mucosa oral, ou gengiva, tem um tempo normal de cicatrização de 15 dias
Claro que isso vai depender do tamanho, se há infecção associada, se existe alguma doença sistêmica que possa prejudicar o reparo como no caso do diabetes, além de fatores locais que possam influenciar como trauma crônico, ou até mesmo uso de álcool e fumo frequentes. Mesmo assim, se uma ferida demora mais de 15 dias para cicatrizar, esteja atento!


Outro dado importante, é que normalmante úlceras na cavidade oral tendem a ser doloridas haja visto a rica inervação presente na região, assim, uma lesão indolor merece ser avaliada. 

Fonte (Foto): http://www.drburch.com
Aspectos como a coloração (lesões brancas e ou avermelhadas), consistência, localização e outros fatores são também bastante importantes e serão melhor avaliados pelo profissional.

Dessa forma, preste atenção: feridas (úlceras) que não cicatrizam em aproximadamente 15 dias e são indolores = sinal de alerta! 

Mas calma!

Como eu disse acima, isso merece uma avaliação mais detalhada já que outros problemas podem causar lesões parecidas! De qualquer forma, não deixe passar e procure um dentista.
A melhor coisa a fazer sempre é a prevenção! 
Em outro post falaremos das principais causas de câncer bucal, mas já vou deixar algumas dicas importantes: 
1) evite o consumo de bebidas alcoólicas
2) evite o hábito de fumar
3) use protetor solar labial
E procure um profissional em caso de dúvida!

Espero ter ajudado.
Um abraço!
Dr. Rafael Akira Murayama

Um comentário: